Prefeitura estuda transformar trecho da linha férrea em VLT para ligar extremos de Bauru
05/11/2024
Com verba de R$2 milhões, grupo de estudo foi criado para analisar viabilidade do projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Empresa responsável pela ferrovia disse que não foi consultada sobre projeto. Prefeitura de Bauru inicia estudo para implantação de Veículo Leve sobre Trilhos
A Prefeitura de Bauru (SP) confirmou que deseja transformar parte da linha férrea da cidade em um novo meio de transporte, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A ideia do projeto é revitalizar 28 quilômetros da linha já existente para receber os novos vagões de passageiros.
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Segundo o Executivo, o VLT ligaria os extremos da cidade. Da Vila Dutra, na zona oeste, até o Conjunto Habitacional Octávio Rasi, na zona leste de Bauru. A linha também teria uma estação de embarque e desembarque na antiga Estação Ferroviária, atendendo os moradores e funcionários do centro da cidade. A ideia é que o VLT sirva de integração com outros meios de transporte, como os ônibus.
Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Prefeitura de Bauru conseguiu junto ao Governo Federal um recurso de R$1,5 milhão para implantar um grupo de estudo que vai analisar a viabilidade do projeto. Para completar a verba, o município entrou com mais de R$ 500 mil.
Prefeitura pretende utilizar a linha férrea já existente na cidade para instalação do VLT em Bauru
TV TEM/ Reprodução
Em entrevista à TV TEM, a prefeita Suéllen Rosim disse que o projeto, com a criação do grupo, é o primeiro passo para entender como o VLT pode ser construído e como deve funcionar.
"A ideia do estudo é justamente trazer essa viabilidade. Conseguiremos recuperar todas essas linhas já existentes? Vai precisar substituir todas elas? Qual seria o custo pra isso, para manter um projeto desse nível de pé? A gente vai contratar esse estudo, fazer esse levantamento, para posterior a isso começar a buscar recursos federais, estaduais ou eventual concessão. Vai depender muito do que esse estudo vai demonstrar", disse a prefeita.
A criação do grupo de estudo foi publicada no Diário Oficial do dia 31 de outubro. Ele é composto por quatro servidoras municipais da Sedecon (Secretaria de Planejamento); Secretaria Municipal de Educação; Secretaria de Obras e Gabinete da Prefeitura.
O texto diz que o grupo deverá realizar os estudos de viabilidade, providenciar relatórios fotográficos e orçamentos. Uma empresa de engenharia deve ser contratada no primeiro semestre de 2025 para realizar os trabalhos técnicos.
A projeção inicial do Executivo é que a obra total de implantação custe R$ 350 milhões. O município afirma que as tratativas com o Governo Federal já começaram, e que também já iniciou conversas com a Rumo Logística. O principal objetivo do VLT em Bauru é desafogar o trânsito, ao oferecer um novo meio de transporte.
Objetivo é interligar extremos da cidade com o VLT (Bauru)
TV TEM/ Reprodução
O que é o VLT
O Veículo Leve sobre Trilhos é um meio de transporte formado por vagões com a capacidade de transportar passageiros por dentro das cidades, com estações de embarque e desembarque. A velocidade média fica entre 20 km/h e 40km/h. No Brasil, algumas cidades já implantaram o sistema, como Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP).
VLT durante os testes de circulação em Santos
Divulgação/EMTU/Arquivo
Muito comum em cidades da Europa, o VLT - que seria uma versão moderna dos bondes - ganhou destaque pela eficiência, integração com outros modais de transporte e sustentabilidade. O VLT de Santos e Rio de Janeiro, por exemplo, são movidos à eletricidade sem o uso de combustíveis fósseis, além de não emitir ruídos sonoros.
O que diz a Rumo
A Rumo Logística é a empresa responsável pela concessão das duas linhas ferroviárias que cortam Bauru, a Malha Oeste e Malha Paulista. Em nota, a empresa disse que não foi consultada a respeito do projeto anunciado e ressaltou ainda que qualquer iniciativa envolvendo o uso da linha férrea requer consulta e autorização prévia da Rumo, de acordo com o contrato vigente.
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